Silk screen
O que é?
Um processo de impressão na qual uma matriz serigrafica (tela de poliéster ou nylon) é esticada em um quadro (bastidor) onde há um processo foto sensível para ser gravado.
Pode ser chamado também de Silk-screen.
Caracteriza-se como um processo de gravura, determinado como gravura planográfica.
Como Funciona?
Para fazer a impressão, utiliza-se uma tela natural, sintética ou metálica, fortemente fixada, bem esticada, em uma moldura, chamado também de bastidor.
Para realizar a impressão posiciona-se a tela sobre o objeto a ser impresso, coloca-se tinta sobre a tela e com uma espécie de rodinho puxa-se a tinta de cima para baixo diversas vezes, fazendo com que a tinta passe apenas pelas áreas que estão vazadas, tranferindo assim a tinta para o objeto.
A confecção de matrizes pode ser dividida em três processos: - Processo Direto;
- Processo Indireto; - Processo Misto.
Processo Direto é aquele em que a emulsão fotográfica é aplicada diretamente na tela.
Processo Indireto pode ser dividido em duas partes: processo indireto manual, que é feito através de
um filme de recorte (é indireto porque é cortado fora e depois aplicado na tela) e o outro seria o processo indireto fotomecânico, que é feito através de filme fotográfico pré sensibilizado (é indireto porque é fotografado fora e depois aplicado na tela).
Processo Misto é feito com filme não sensibilizado e com emulsão fotosensível. É misto porque é
aplicado na tela através da emulsão. Depois de seco é fotografado. Utilizando-se qualquer um dos processos é indispensável que se faça antes o desengraxamento da tela, com a finalidade de eliminar gorduras, prejudiciais à revelação. Existem no mercado pastas especiais ou desengraxantes líquidos para