Projeto Brinquedoteca
Formulário padrão (plano de projetos)
PLANO DE PROJETO PDRS DO XINGU – EDITAL 2013
1.TÍTULO DO PROJETO
BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO PARA APRENDER, CRIAR E BRINCAR.
2. ORGANIZAÇÃO PROPONENTE
3. DIRETRIZ ESTRATÉGICA
CT-4: INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA
4. CÂMARA TÉCNICA QUE ESTA SENDO SUBMETIDO O PROJETO
- EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
5. JUSTIFICATIVA
O brincar é um direito de toda criança é através do brincar que a criança se relaciona com o meio e com os outros.
Conforme Santos (1999) para a criança brincar e viver. A partir desta afirmativa percebemos que no decorrer da história da humanidade as crianças sempre brincaram e sempre brincam ate hoje e irão continuar brincando. As crianças gostam de brincar e quando o mesmo não acontece há algo de errado.
Brincando a criança e capaz de dominar suas angustias e se livrar de toda a agressividade, além de ser estimulada sua sensibilidade visual e auditiva, desenvolvendo suas habilidades motoras exercitando a imaginação e criatividade. A partir das brincadeiras as crianças se socializam e interage com os outros e constrói seus conhecimentos; E é por intermédio do brinquedo que a criança desenvolve a afetividade, a criatividade, a capacidade de raciocínio e o entendimento de mundo.
Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja , o desenvolvimento acontece através de troca reciprocas que se estabelece durante toda sua vida.
Segundo o referencial curricular nacional para educação infantil (BRASIL, 1998 P.21 apud CEBALOS MAZARO 2011) afirma que o brincar e uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. No brincar as crianças desenvolve o cognitivo, como capacidade de mobilizar esquemas a fim de resolver conflitos que surgem durante essas atividades, promovendo o raciocínio. Considerando também o