Preparação de telas Silk Screen
Conceitos fundamentais e definição
Estados de agregação da matéria
Sólidos, líquidos e gases
A propriedade fundamental que caracteriza líquidos e gases
´e, sob o ponto de vista mecânico, a “facilidade” com que são deformados. Um corpo sólido (ou, pelo menos, a maioria deles) “resiste” a esforços externos que tendem a deformá-lo sendo as variações das posições relativas das várias partículas que o constituem “pequenas quando for “pequena” a
“pequenas”
variação das forcas externas Em líquidos e gases isso não externas. acontece. Esforços externos arbitrariamente “pequenos” em magnitude podem induzir “extensas” deformações nos mesmos. Esta característica mecânica permite-nos agrupar a maioria dos líquidos e gases, no que se refere ao seu comportamento mecânico, em uma só classe: os fluidos.
Fluido
Pode-se definir fluido como uma substância que se deforma continuamente, isto é, escoa, sob ação de uma força por menor que ele seja.
O conceito de fluidos envolve líquidos e gases, logo, é necessário distinguir estas duas classes: “Líquidos é aquela substância que adquire a forma do recipiente que a contém possuindo volume definido e, é praticamente, incompressível.
Já o gás é uma substância que ao preencher o recipiente não formar superfície livre e não tem volume definido, além de serem compressíveis compressíveis. Propriedade dos Fluidos massa específica (p): a massa de um fluido em uma unidade de volume é denominada densidade absoluta, também conhecida como massa específica (kg/m3). m p=
V
Onde: m = massa
V = Volume
peso específico γ: é o peso da unidade de volume desse fluido (N/m3) para os líquidos:
G
γ=
V
Onde: G = peso
V = Volume
para os gases:
P
γ=
R.T
Onde: P = Pressão absoluta (kgf/ m2)
R = constante geral dos gases
T = Temperatura absoluta (K)
Como exemplo de valores de peso específico para alguns fluidos tem-se:
Água: γ = 1000 kgf/m³ ≈ 10000 N/m³
Mercúrio: γ = 13600 kgf/m³ ≈