leitura e escrita
LEITURA E ESCRITURA
LER é uma prática de cultura.
Aprender a ler é um processo que permite se apropriar de um produto de cultura,que é a escrita.Essa aprendizagem,como qualquer outra do ser humano,é de natureza biológica e cultural.Embora não exista herança genética para a leitura,ela se apoia em condições dadas pela genética da espécie humana:simbólica e memória.
Ler é compreender.Quem compreende é o cérebro.Os órgãos do sentido como visão ou tato.
Ao iniciar a aprendizagem da leitura de uma língua escrita alfabética,a pessoa pode utilizar mais a via fonológica. Quanto mais experimentando o leitor,mais ele usa a via semântica.
No entanto a via fonológica pode ser necessária em vários momentos mesmo para o leitor experimentado,por exemplo da palavra.
Para atribuir significado de quem lê ,a pessoa utiliza seus acervos de memoria (visual,auditiva e semântica ).
Para escrever necessita trabalhar,conscientemente com a estrutura de sintaxe para escolher as palavras;tomar decisões constantemente;recorrer a memoria para buscar palavras
Enquanto na leitura a pessoa forma o o signifado a partir do que escreve na escrita,a pessoa é autora das escolhas e estas devem corresponder exatamente á intenção de significado dela.
É responsável por identificar se o estimulo é escrito ou não, Os estímulos visuais podem ser escritos , como no caso de palavras e pseudopalavras, ou não, como no caso de figuras e pseudofiguras. O sistema de analise auditiva é responsável por identificar se o estimulo é um som de fala ou da natureza. Podem ser linguísticos e não linguísticos.
Linguistico:som da palavra fala e pode ser de palavras e pseudopalavras.
Se o sistema de reconhecimento de sons linguísticos reconhece o som da fala ele ativa o léxico auditivo linguístico que contém as representações auditivas conhecidas e serve de porta de entrada ao léxico como um todo : Semântica,ortográfica...
Chuva-som linguístico-imagem da chuva –palavra escrita