Leitura: a chave do conhecimento
A Escola Estadual Belarmino Essado – Tempo Integral está situada em uma zona periférica da cidade de Inhumas, interior de Goiás. Atende a uma clientela carente, onde a maioria dos alunos pertence a famílias desajustadas, que apresentam vários problemas sócio-culturais.
Sendo assim, diante da problemática relacionada ao processo ensino aprendizagem, a Unidade Educacional que trabalho, enfrenta grandes desafios. Os últimos anos os índices de alunos que chegam ao terceiro ano sem estar alfabetizados completamente tem crescido muito, temos na escola alunos que chegam ao terceiro ano que não sabem ler, temos ainda aqueles que sabem ler e pouco escrevem, entre outras dificuldades como a produção, interpretação e raciocínio lógico. Tais dificuldades é um fator que preocupa a escola, no qual reflete futuramente no IDEB.
Sabemos que se não trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos alcançar as metas projetadas para o IDEB e conseqüentemente um ensino de qualidade, de acordo com o sistema de ensino. Foi pensando nestes problemas que como coordenadora pedagógica da Escola Estadual Belarmino Essado – Tempo Integral, decidimos desenvolver atividades que venham promover o raciocínio lógico e ações voltadas para o aprendizado do aluno, como o acompanhamento mensal através de fichas de leitura, produção textual, interpretação de textos e encaminhamento para reforço com o professor regente nas oficinas de Apoio a Alfabetização/Letramento e Apoio a Matemática, que acontece no turno de ampliação da aprendizagem.
Saber ler e escrever convencionalmente depende de um conjunto de fatores, um deles é a metodologia adotada pelo professor nos projetos propostos a alunos, que mesmo não lendo convencionalmente são estimulados a desenvolver esta habilidade. Assim o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica vai além de oportunizar ao aluno a capacidade de desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade, trabalha com o emocional tornando-o um ser humano