Metodologia
DATA: / /
14
4 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
“Refiro-me a que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele”. Paulo Freire.
4.1 Delimitação da unidade de leitura
Apesar de todo avanço tecnológico ainda é através da leitura que se realiza o processo de transmissão/aquisição da cultura. A leitura é o próprio ato de ler, na sua concretude ou representado por meio da escrita, do som, da arte, sendo uma experiência cotidiana e pessoal representativa para cada pessoa.
A leitura ou o ato de ler é muito mais que apenas identificar os códigos de escrita. O “leitor” em seu dia a dia vai muito além da leitura das palavras. Por meio da leitura e de nossa visão de mundo, conseguimos o domínio da palavra. Por meio da palavra, trocamos ideias e conhecimentos, sendo possível entender o mundo que nos cerca, pois aprender a ler: exige uma postura crítica.
O PROCESSO DE LEITURA IMPLICA:
a) DECODIFICAÇÃO: Tradução dos sinais gráficos em palavras;
b) INTELECÇÃO: Percepção do assunto, emissão de significado ao que foi lido;
c) INTERPRETAÇÃO: Apreensão das ideias e estabelecimento de relações entre o texto e o contexto;
d) APLICAÇÃO: Função prática da leitura, de acordo com os objetivos propostos.
Para penetrar no conteúdo, é fundamental que o leitor estabeleça um “dialógo” com o autor, que se transforme, de certa forma, em co-autor, a fim de relatar o texto, ou seja, “reescrever o mundo”.
TIPOS DE LEITURA
leitura verbal;
leitura de símbolos ou imagens (icônica);
leitura universal (também icônica) shoppings, aeroportos, restaurantes, área de turismo e lazer.
FINALIDADES DA LEITURA
A leitura favorece a informação com ou sem objetivo da aquisição de conhecimentos. Por isso, pode se caracterizada como:
LEITURA INFORMATIVA – adquirir cultura em geral.
LEITURA FORMATIVA – adquirir ou ampliar conhecimentos.
15
oral ou