Leitura escrita
FACULDADE PIO DÉCIMO
MARTA MARIA SANTOS ANDRADE
LINGUAGEM ESCRITA: CONQUISTA DE TODOS
OU DE ALGUNS?
Aracaju, 24 de Setembro de 2011
MARTA MARIA SANTOS ANDRADE
LINGUAGEM ESCRITA: CONQUISTA DE TODOS OU
DE ALGUNS?
Trabalho apresentado ao Núcleo de Pós Graduação Latu
Sensu da Faculdade Pio Décimo, como requisito para obtenção do título de especialista em libras com educação inclusiva. Orientadora:
Professora Drª. Ana Maria Lourenço de Azevedo.
Aracaju, 24 de Setembro de 2011
LINGUAGEM ESCRITA: Conquista de todos ou de alguns?
ANDRADE, Marta Maria Santos. mar-tinha64@hotmail.com RESUMO
A dificuldade da escrita trabalha com a questão do ato de escrever e toda sua estrutura gramatical, ortográfica, fonética, pois a construção da escrita é um dos últimos processos de aprendizagem e um dos mais complexos a ser adquirido pelo homem. Esse trabalho tem como objetivo, mostrar como se desenvolve o processo da escrita dos discentes e quais são os caminhos percorridos para chegar a uma escrita coerente, ortográfica, com a grafia adequada.
Muitas vezes eles apresentam dificuldades na escrita, também apresentam dificuldade na leitura, uma vez que não consegue visualizar corretamente a palavra, não consegue escrever também corretamente, mais isso não quer dizer que todas as crianças que possuem uma dificuldade na escrita não leram bem, pelo contrário, muitas acabam compensando a dificuldade que tem na escrita, na leitura. Essa dificuldade da escrita muitos autores a chama de disgrafia. É preciso deixar claro que se uma criança apresentar alguma dificuldade na escrita, não significa que ela seja incapaz ou que possui uma memória insuficiente, mais sim, é uma criança com nível de memória normal, mas que possui uma dificuldade o qual precisa ser trabalhada. A metodologia utilizada no artigo foi estritamente qualitativa utilizando-se de pesquisas, livros, internet e revista, sobre o assunto estudado obtendo