Administração
O mundo está em constantes mudanças e no mundo das organizações o estilo de administrar está ultrapassado. Recentes idéias vêm surgindo atualmente com as fortes tendências das empresas se tornarem mais humanizadas e participativas. Assim como professores do Canadá defendem a idéia de que uma organização funciona melhor quando reconhece a importância dos funcionários, fornecedores e de seus clientes ao invés de verem somente como geradores de valos aos acionistas.
Segundo Mintzemberg (2008), o modelo de gestão deve ser repensado a começar pela formação dos gestores, para ele gestor não se forma na sala de aula e sim na prática do trabalho diário. Para ele as faculdades enfatizam excessivamente no ensina da administração a ciência. O mesmo autor ressalta que existe uma meia verdade que necessita ser mudada na qual o ponto mais alto da pirâmide não é o ponto adequado para se gerenciar uma empresa, de lá eles ficam por fora do que está acontecendo dentro da organização.
O pesquisador acredita que o melhor modelo de gerenciamento é aquele no qual o gestor se coloca no centro e estabelece comunicação entre todas as áreas, sendo um ponto de referência e ligação entre essas partes. Desse modo, pode catalisar mudanças importantes: “De toda parte emanam pequenas decisões que podem se tornar grandes estratégias”.
Referências Bibliográficas
MINTZEMBERG, H. 1994. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Editora Bookman. Porto Alegre, RS. 356 p.
TREVIZAN, M.A.; MENDES, I.A.C.; NOGUEIRA, M.S.; ÉVORA, Y.D.M. 1987. Estrutura teórica do modelo Mintzberg. Revista Gaúcha de Enfermagem, v.8, n.2,