leitura corporal
Leitura corporal nos primeiros anos de vida Cristina Telles Assumpção Meirelles
Este artigo originou-se de um trabalho apresentado no Encontro Comemorativo de Reich em agosto de 1997, em São Paulo.
Desde o início de minha formação em Analise Bioenergética, tenho tido especial interesse na observação de crianças através desta ótica que oferece enormes contribuições para diversos campos de atuação, através da compreensão no ser humano.
A Bioenergética tem contribuído muito para um entendimento integrado do ser humano e seus problemas de comunicação e também pode ser utilizada em crianças, em sua aplicação no trabalho corporal é a forma que mais se ajusta à maneira da criança funcionar e interagir com o mundo e com seu corpo, o principal cuidado é ter sempre em mente, flexibilidade e adaptação e a plasticidade infantil.
O processo de desenvolvimento está ocorrendo, portanto as tensões e os bloqueios tendem a ser crônicos. Tenho plena consciência da existência de casos psiquicamente graves já nos primeiros anos de vida.
Dediquei a maior parte da minha pratica profissional ao estudo de crianças de 1 ano e meio a 10 anos de idade, observando suas características pessoais, pontos que podem ser facilmente percebidos já nos primeiros anos de vida.
___________Contato inicial____________________________
ALEXANDER LOWEN refere-se a constituição do rosto humano com boca, nariz, olhos e as orelhas que são a parte mais expostas ao mundo exterior. Usados para comunicar sentimentos e atitudes. No primeiro momento ao me aproximar da criança, fico sempre atenta à qualidade do contato dela, quando olha para mim e o quanto se aproxima, se fala ou se busca um toque. O contato do olho no olho é uma forma de reconhecer e também uma ligação energética com o outro, sendo assim a mãe exerce uma influência no olhar ao seu