leitura corporal
1) Após a leitura das aulas, e, mais especificamente da aula 05, gostariam que respondessem a seguinte pergunta:
É possível fazer a leitura corporal no contexto escolar? Procurem basear-se em algum dos autores utilizados como referência, contudo, coloquem suas próprias opiniões.
Período: 24/08 até 06/09.
Valor: 0 a 3,0
RESPOSTA: Sim, é possível fazer a leitura corporal através do contato corporal.
Segundo Brikman, 1989, é natural que o professor, por conta de toda sua experiência e prática dos movimentos, acumule mais experiência e destreza que seua alunos, porém enfatiza-se que o professor não deve ter pretensão de ser modelo para todos os seus alunos. Cada um vai aprender no seu tempo, no seu ritmo, dentro de sua especificidade.
Em minha opinião baseada em Brikman, 1989. O professor tem a capacidade de fazer a leitura corporal, por conta de sua experiência e prática. Porém devemos enfatizar que é muito importante respeitar o tempo e ritmo do aluno, pois cada um tem seu tempo, sendo assim terá seu desenvolvimento a seu tempo.
2) Façam um pequeno resumo sobre o que entenderam da aula 07.
Prazo: 03/09 até 24/09.
Valor: 3,0
Resp: Há um lugar na escola para o movimento espontâneo da crianca? A escola educa corpo e mente?
O movimento corporal fundem-se compreensão e desejo. O desejo é o conteúdo emocioanla do gesto.
A escola não deve manipular o corpo com técnicas de controle, dissociado da emoção, da busca do prazer. A educação motora tem como objetivo ampliar a possibilidade do uso dos gestos e postura, e, expressões corporais.
Hoje as pessoas prioriza a racionalização, deixando de desenvolver a sensibilidade, separando corpo e mente.
A tendência lúdica pode ser notada, quando solicitamos uma atividade para a criança e ela a transforma em um personagem.
Sabemos que a educação escolar tem privilégios em relação a valores corporais. A escola que trabalha consciente respeita as diferenças corporais. Compreender a importância do movimento