O espaço pedagogico
De acordo com a leitura do capítlo 3, "A Organização do tempo e do espaço escolar como categorias constitutivas da prática pedagógica", podemos observar que nem sempre a situação de aprendizagem envolve a compreensão do contexto das pessoas que se relacionam ou as condições do espaço e, ainda, o modo de vida, as ideias e os valores destas pessoas. Assim, o educador precisa compreender que:
[...] na escolha de uma modalidade de trabalho pedagógico, deve-se considerar a intencionalidade do ato educativo, as características e singularidades do ato educativo, as características e singularidades dos aprendizes, os recursos existentes ou que podem ser providenciados e outros fatores que podem interferir no trabalho, restringindo-o ou abrindo-lhe novas possibilidades. (ALMEIDA; PRADO, 2003) Comente a afirmativa, opinando com base no que foi estudado no capítulo.
RESPOSTA DO ALUNO:
Hoje podemos perceber várias formas de ensinar, não existe uma receita pronta, mas existem teorias postas em prática que podem ajudar na forma de educação. A sala de aula que durante algum tempo foi considerado a única forma de aprendizagem formal pode ser transformada em uma nova forma de espaço pedagógico, propiciando uma aprendizagem contextualizada, prazerosa e participativa. Portanto se considerarmos que podemos enriquecer a sala de aula com fatos que aproximem os alunos de sua realidade será muito mais agradável aprender e ensinar. Assim, a aprendizagem proposta será contextualizada, rica em fatos reais, e conseqüentemente, a possibilidade da colaboração de todos será maior. Desta forma o processo de ensinar e aprender, de forma contextualizada e significativa, leva em conta as necessidades do educando e as necessidades da sociedade. Podemos perceber assim que existem vários ambientes de aprendizagem e esses ambientes vem auxiliando ao processo de ensino, portanto a aprendizagem não fica restrita aos espaços escolares, e em