Leite Psicodélico
-
Nomes :
Turma:
Experimento 1: Arte Com Leite (Leite Psicodélico)
Objetivos:
- Classificar os reagentes utilizados quando a polaridade e solubilidade;
- Verificar a reação dos reagentes durante o experimento;
- Reconhecer como o detergente age para remover a gordura;
Introdução:
O detergente é uma substância surfactante com propriedades anfifílicas, portanto, apresenta em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a essas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido.
O leite é uma mistura de várias substâncias, principalmente água e gordura. No entanto, o leite que compramos para consumir é homogeneizado, o que significa que por meio de processos industriais a gordura do leite passa por um furo muito pequeno que quebra os glóbulos de gordura, tornando-os minúsculos e fazendo com que fiquem em suspensão no leite.
O corante alimentício é qualquer substância polar, adicionada ao alimento com a finalidade de mudar a sua cor.
Procedimentos, resultados e discussão:
Foi-se posto em um recipiente aberto (prato) uma quantidade de 300 ml de leite industrial liquido. Esperado o leite assentar foram-se adicionadas gotas de corantes alimentícios de diferentes cores, de forma que as cores não misturaram-se. Com o uso de um conta-gotas, foram-se postas gotas de detergente.
Inicialmente as gotas dos corantes colocados no leite não se misturam com o mesmo, quando o detergente é acrescentado, a água se mistura com muito mais facilidade ao corante alimentício, dando o efeito psicodélico ao leite.
O efeito visto ocorre porque o detergente emulsifica a mistura de leite e corante. Os corantes inicialmente não se misturam ao leite por causa da sua gordura. Contudo, o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite. O detergente é constituído por moléculas com longas cadeias carbônicas apolares e