Número de Reynolds
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA
2014.1
RELATÓRIO: ENSAIO REALIZADO PARA CÁLCULAR O NUMERO DE
REYNOLDS
ALUNOS:
Rio de Janeiro
2014
http://www.mspc.eng.br/fldetc/im01/fluido503.gif
E:\ESTUDAR\Laboratorio de hidraulica\fotos Exp. 02\DSC_2766.jpg
1- Introdução:
No estudo da mecânica dos fluidos, à mecânica aplicada que estuda comportamentos dos fluidos, tanto em repouso e em movimento, verificamos que nas suas abordagens científicas referentes às relações físicas que regem o escoamento em tubulações que datam desde meados do século XVIII, e depois do século XIX, que resultou a fórmula.
hf = f (L . v²/D . 2g )
Sua aplicação consiste em demonstrar o experimento realizado no laboratório de
Hidráulica. No escoamento o coeficiente do atrito “f”, sem dimensões. É função do número de Reynolds e da rugosidade relativa. Nos problemas de escoamento de fluidos em canalização, abordaremos o cálculo de nº de Reynolds em que se qualifica regime de escoamento em laminar, turbulento ou numa forma de transição.
Nesta experiência, o escoamento em regime laminar, turbulento controlando-se na entrada vazão e da temperatura da água pelo registro e termômetro a através de filamento colorido pelo azul de metileno.
Pois os valores ainda mais elevados do nº de Reynolds, existindo, segue uma segunda zona intermediaria, conforme figura abaixo, conhecida como zona de transição. Foto: Própria autoria
Determinação do
Regime de Escoamento
Nesta natureza da experiência adotaremos os cálculos para achar o número de
Reynolds.
2- Resumo:
Este experimento tem como objetivo calcular e discutir os possíveis efeitos do número de Reynolds em um escoamento num duto fechado. O conceito do número do
Reynolds, contudo