Experiência do leite psicodélico
x- Objetivos ; Mostrar que no líquido há uma película de moléculas .
Como é formada essa película ? (pergunta chave)
x- Hipótese ; Por que quando colocamos detergente no leite misturado com o corante, tudo se transforma em uma bola que fica mudando de cor ?
x- Desenvolvimento para testar a hipótese ; Colocamos em um prato uma quantia de leite , depois jogamos corante , e quando é colocado um pouco de detergente tudo começa a se transformar em uma bola que muda de cor , depois tudo se transforma em uma bola com uma cor só .
x- Materiais ; Detergente, Leite , Corantes e um prato fundo .
x- Observações ; Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturaram - cada corante formou uma mancha separada da outra.
No momento em que colocamos o detergente dentro das manchas, elas parecem explodir!
x- Análise ; Isso acontece por causa da tensão superficial que age num líquido como se ela fosse rompida pelo detergente. A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas AR.
x- Conclusão ;
Concluímos que o corante tem uma fragilidade com detergente , que quando aplicado começa a se movimentar . Como o número de moléculas de atraindo é menor, existe uma "compensação" : uma força maior de atração acontece na superfície , formando quase uma "pele" acima do leite . É a chamada tensão superficial, o detergente consegue romper a tensão superficial e as cores explodem ! E depois se misturam formando padrões de cores incríveis quando você movimenta o palito