Leite materno
LEITE MATERNO X LEITE DE VACA
O leite materno é o alimento mais perfeito que existe no mundo.
Sua composição é específica e sutilmente modificada de acordo com a necessidade e individualidade de cada lactente13.
Em todos os mamíferos os nutrientes, em especial as proteínas do leite produzido, são para estimular o melhor crescimento e desenvolvimento orgânico e funcional.
Quanto mais evoluímos e a tecnologia nos oferece mais conhecimentos específicos sobre a composição e as funções do leite materno, onde já foram comprovados os inúmeros benefícios que isto trará para o resto da vida do bebê10, 11 , mais esforço é despendido em relação ao aleitamento materno pelo maior tempo possível, O leite materno é um líquido rico em gordura, proteína, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas e imunoglobulinas que protegem contra várias doenças. O leite materno é composto por
87% de água, sendo que os 13% restantes são uma poderosa combinação de elementos, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança.
Além de prepará-la adequadamente para aceitar e utilizar os alimentos que serão introduzidos gradualmente, - um mecanismo imunológico perfeito, desenvolvido a partir das substâncias presentes no leite materno14 – o leite humano é rico em leucócitos e anticorpos que protegem o bebê contra infecções e alergias, possue fatores de crescimento que aceleram a maturação intestinal, previnindo também alergias e intolerâncias. É rico em vitamina A que previne e/ou reduz a gravidade de algumas infecções e previne doenças oculares causadas por sua deficiência14.
Um estudo na Suécia sobre a ação da caseína do leite humano e de vaca demonstrou que a caseína presente no leite humano é um dos componentes que ajuda a proteger as crianças contra infecções gastrintestinais, impedindo a adesão de más bactérias como a H.
Pylori às células da mucosa intestinal humana, enquanto o mesmo não ocorreu com a caseína do leite de vaca9.
O leite de