bombas hidraulica
Ana Carolina
Bárbara Alana
Luis Felipe
Paulo Marques
BOMBAS HIDRÁULICAS
Diamantina
2013
As bombas hidráulicas são máquinas geratrizes, que possuem um acréscimo da energia hidráulica ao líquido bombeado, adicionando energia ao líquido, sendo assim, facilitando seu movimento. As formas de transmissão de energia podem ser: por pressão, velocidade ou ‘elevação’ – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida se sobressaia.
Classificação das Bombas Hidráulicas
As Bombas Hidráulicas podem ser classificadas em volumétricas ou hidrodinâmicas. As bombas volumétricas fornecem energia ao fluido em forma de pressão. São as bombas de êmbolo ou pistão e as bombas diafragma. O intercâmbio de energia é estático e o movimento é alternativo. Já as bombas Hidrodinâmicas ou TurboBombas são bombas que apresentam um rotor giratório que transmite ao líquido um aumento na sua energia cinética e um difusor onde a maior parte da energia cinética adquirida é transformada em energia de pressão.
As bombas hidrodinâmicas possuem como principais componentes o Rotor e o Difusor. Rotor é um órgão móvel que fornece energia ao fluido. É responsável pela formação de uma depressão em seu centro para aspirar o fluido e de uma sobrepressão na periferia para recalcá-lo. O Difusor é um canal de seção crescente que recebe o fluido vindo do rotor e o encaminha à tubulação de recalque. Possui seção crescente no sentido do escoamento com a finalidade de transformar a energia cinética em energia de pressão.
As classificações das TurboBombas:
Quanto à trajetória do fluido dentro do rotor
Bombas radiais ou centrífugas: o fluido entra no rotor na direção axial e sai na direção radial. Caracterizam-se pelo recalque de