Leite materno
Memorial de Formação
Brasília DF
2014
Centro Universitário UDF
Enfermagem na saúde da criança e do adolescente I.
Memorial de Formação
Leite materno
Relatório de aulas, teorias e pesquisas, supervisionada e orientada pela professora e enfermeira pediátrica Leila Kusano ; como requisito e aprendizado e ostentação de nota na graduação do curso de enfermagem, desta instituição
Brasília
2014
Sumário
1- INTRODUÇÃO ------------------------------
2- Leite materno
3- Gordura, colesterol e proteína
4- Por que o leite materno previne as cólicas intestinais?
5- Fator proteção de defesa bacteriostática
6- Presença do IgA no colostro
INTRODUÇÃO Tudo tem uma causa científica que justifique uma consequência de determinados fatos. A alimentação básica inicial da humanidade é um desses fatos, representada pela alimentação das crianças nos primeiros seis meses, sendo o leite materno o agente primordial. Elemento vital, o leite humano por ser completo com seus nutrientes proporciona o desenvolvimento das crianças, tornando-as um adulto sadio.
Por suas propriedades próprias, o leite materno proporciona ao lactante amamentado, condições vitais recebidas maternalmente, além da grande interação mãe-filho.
Leite materno O leite materno é um alimento completo e natural. Adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções como mãe de soro HIV positivo da AIDS. Sendo este a principal fonte de nutrição do bebê nos seis primeiros meses de vida. Existe uma produção de leite derivado da ação do hormônio prolactina secretado pelo adenoípofise porque estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias, em conjunto com a estimulação da sucção das mamas. Este alimento seguramente atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais que a criança necessita até atingir os seis meses de idade.