LEITE MATERNO
Componentes do grupo:
Elaine Vieira Cunha Nº12
Maria Diene Silva de Oliveira Nº22
Natália C. Mattos Nº25
Solange Pagliarini Nº31
Valéria Clarisse de Oliveira Nº34
1. Carboidratos
Os carboidratos correspondem a 35% a 44% do leite materno e a principal função é o fornecimento de energia aos bebês. Um tipo de carboidrato que chama a atenção dos médicos pediatras e nutrólogos é o prebiótico, o terceiro maior componente do leite materno. Ele estimula o crescimento de bactérias benéficas como as bifidobactérias e os lactobacilos no intestino, fortalecendo o sistema imunológico dos bebês.
Além de garantir uma microflora intestinal saudável, os prebióticos diminuem os riscos de infecções comuns na infância como as infecções respiratórias, a diarréia e os quadros de alergias. Estudos clínicos demonstram que os prebióticos reduzem significativamente a incidência de dermatite atópica (alergia na pele que causa coceira e vermelhidão) em bebês até os dois anos de vida e aumentam os níveis de anticorpos, garantindo a imunização da mucosa intestinal.
Os carboidratos presentes no leite de vaca são encontrados em menor quantidade e não possuem este importante componente (oligossacarídeos prebióticos).
LEITE MATERNO
LEITE DE VACA
CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE LEITE
CARBOIDRATOS
Os carboidratos correspondem a 35% a 44% do leite materno e a principal função é o fornecimento de energia aos bebês. Um tipo de carboidrato que chama a atenção dos médicos pediatras e nutrólogos é o prebiótico, o terceiro maior componente do leite materno.
Carboidratos (35 a 44%)
Fonte de energia. Os mais importantes são a lactose e os oligossacarídeos prebióticos.
A lactose é o carboidrato do leite, sendo responsável pelo seu sabor adocicado e corresponde em média a 50% dos sólidos desengordurados do leite. A lactose é o substrato para fermentações, sendo aproveitada na