Leite em pó
Alimentos e Tecnologia Animal
Trabalho Realizado por:
Cláudia Moreira nº19149
Maria Corado nº24759
Jorge Bento nº25112
Universidade de Évora, 17 de Junho de 2010 O leite é utilizado no estado líquido, e é submetido a tratamentos para concentrar ou separar os seus componentes funcionais. Existem diversos tipos de leite concentrado, tais como, leite concentrado e evaporado, leite condensado, e leite em pó.
O leite em pó é o produto obtido por desidratação do leite desnatado, quer seja seco por uma pulverização com uma corrente de ar quente (procedimento spray), quer seja sobre cilindros (procedimento Hatmaker ou Roller).
Para a produção do leite em pó, é necessário uma cuidada selecção do leite que vamos utilizar, para tal, devemos ter em conta a qualidade do leite (cor, odor, sabor, aspecto); deve estar isento de colostro, pois este causa uma diminuição muito grande na sua estabilidade térmica, provocando coagulação durante o processo de concentração e esterilização; outro factor a ter em conta é o nível de acidez que não pode ser muito elevado. Para que sejam removidas as impurezas grosseiras do leite, realiza-se a filtração, sendo o arrefecimento importante para manter a qualidade do leite até se iniciarem as etapas seguintes.
Na clarificação, as impurezas do leite que não foram removidas pela filtração, poderão ser eliminadas. Também poderão ser eliminados compostos metálicos (provenientes do equipamento) como ferro e cobre.
A pasteurização é importante para eliminar totalmente, ou quase todos os microrganismos patogénicos e a maior parte dos fermentativos, inactivar enzimas, e permitir a formação de compostos sulfidrílicos, potencialmente anti-oxidantes.
A homogeneização tem como objectivo diminuir o tamanho dos glóbulos de gordura, facilitando a sua distribuição nos grânulos, que apresenta vantagens durante o processo de reconstituição, evitando a ascensão da gordura. A