queimadores
1.RESUMO
A obtenção de calor através da queima de combustíveis é algo muito comum actualmente. Como tal este trabalho visa fonecer alguma informação sobre o tipo de queimadores existentes, a sua aplicação e combustíveis utilizados.
Para complementar este estudo foi elaborada uma base de dados em Access.
2. INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos que se tem verificado uma busca incessante do fogo por parte do Homem, que se tornou numa dependência. A fonte de calor encontrada era utilizada inicialmente para aquecer, cozinhar e iluminar. Estas necessidades básicas permanecem actualmente e outras foram surgindo, acompanhando o progresso e desenvolvimento da sociedade As tecnicas que existem hoje são muito diferentes das rudimentares que se precederam, e a dependência do fogo é hoje ainda maior. Agora é tambem necessário satisfazer a industria e comercio, e claro, o conforto doméstico tão apreciado. Os fornos industriais, a geração de energia electrica e as caldeiras utilizadas para o aquecimento dos lares, são exemplos da sua aplicação.
Tambem os combustiveis têm vindo a mudar, pois a preocupação com o meio ambiente e a poluição emitida por este tipo de equipamentos tem vindo a aumentar.
O objectivo deste trabalho consiste num estudo sobre queimadores para caldeiras, o seu funcionamento e aplicação. São apresentadas tambem algumas medidas de prevenção contra o seu mau funcionamento e de diminuição significativa de emissão de poluentes.
A recolha de informação sobre fabricantes de queimadores foi um dos requisitos do trabalho, e estes dados encontram-se expostos numa base de dados em Access.
3. PRINCIPAIS TIPOS DE QUEIMADORES - DESCRIÇÃO E DOMÍNIO DE APLICAÇÃO
Um queimador é um equipamento que mediante o processo de combustão, tem por fim realizar a transformação de energia química de um combustível em calor. O combustível pode ser líquido, gasoso ou sólido.
Para alem de providenciar o calor numa caldeira ou qualquer outro dispositivo de