Queimador
Desenvolvimento Tecnológico
Sistema Flare
Sistema de Flare
Flare : palavra de origem inglesa que significa chama instável, na qual sujeita a variações bruscas de forma e intensidade.
1- Objetivo :
Aplicação em plantas industriais : on-shore , off -shore química, petroquímicas, siderúrgicas, aterro sanitários, estações de tratamento de esgoto entre outras.
O sistema de flare deve ser visto como sistema de segurança final nas unidades industriais, evitando que, devido a situações de anormalidades como pressão no interior das linhas e equipamentos ultrapassem o s valores máximo admissível de operação.
A operação consiste conduzir gás por uma tubulação vertical, na qual na ponta se queima o gás, formando uma chama oscilante de grande intensidade de calor.
O Flare normalmente é formado por três componentes : chaminé , selo e queimador ( stack, seal , tip)O sistema geralmente, contém outros elementos adicionais normalmente um vaso de separação de liquido (knock-out drum)e um vaso de selagem hidráulica (water Seal), se completa com alguns componentes auxiliares como pilotos, ignitores, retentores de chama, instrumentação de controle, proteção incluindo as válvulas de segurança e a rede de alivio de pressão existente nas unidades industriais.
2 – Descrição e Tipos de flare
O flare em uma planta industrial é um equipamento pouco divulgado mais de fundamental importância para segurança da planta e o meio ambiente, na qual em seu projeto inicial é levado em consideração uma serie de fatores como sua localização, área disponível , velocidade do vento, nível de ruído posição, radiação térmica entre outros. Assim cada flare tem seu projeto próprio, adaptado às condições a que deverá atender enfocando sempre a relação do custo e beneficio.
1
KRcontrol
Desenvolvimento Tecnológico
Sistema Flare
Podemos exemplificar alguns tipos de flare de acordo com os fabricantes e com a sua aplicação em função dos