Quimica
O Hidróxido de sódio também conhecido por soda cáustica. Apresenta-se sob a forma de escamas ou grãos brancos, muito solúveis em água. É altamente deliquescente e absorve o dióxido de carbono presente no ar, deteriorando-se rapidamente, pelo que deve ser mantido em frascos bem fechados. É um alcalinizante muito forte, muito corrosivo e que libera grandes quantidades de calor quando se dissolve em água. O hidróxido de sódio, sólido ou em solução concentrada, ataca a matéria orgânica e alguns metais, tais como o alumínio, o zinco e o estanho. É um produto que requer muito cuidado no seu manuseio, que causa facilmente queimaduras, sendo de toda a prudência usar óculos e luvas de proteção e evitar todo o contato com os olhos e com a pele. Em caso de contato com a pele deve-se colocar a região exposta em água corrente por no mínimo 15 minutos.
O Permanganato de potássio é um composto químico de função química sal inorgânico, formado pelos íons potássio(K+) e permanganato (MnO4−). É um forte agente oxidante. Tanto como sólido como em solução aquosa apresenta uma coloração violeta bastante intensa que, na proporção de 1,5g por litro de água (em média), torna-se vermelho forte.
O KMnO4 é um forte agente oxidante e deve ser mantido longe de glicerina, etanol e outras substâncias orgânicas além do ácido sulfúrico, sob risco de reação explosiva. Soluções diluídas de permanganato de potássio em água são menos perigosas. A mistura do permanganato sólido com ácido clorídrico concentrado produz o perigoso gás cloro.
Corpo e roupas
O permanganato mancha a pele e a roupa (ao reduzir-se para MnO2), sendo necessário, portanto, manuseá-lo com cuidado. As manchas na roupa podem ser retiradas lavando com ácido acético. As manchas na pele desaparecem nas primeiras 24 horas. A ingestão de 10 a 20 gramas geralmente é fatal. Procure imediatamente um médico caso tenha qualquer tipo de ingestão.
O ácido sulfídrico é um produto resultante da solução aquosa de