leiss
TRABALHO FINAL
PROGRAMA DO LIVRO
FRANCISCO BELTRÃO
2012
Introdução
Programas do Livro (PLi)
Desde 1929, quando o governo brasileiro criou o Instituto Nacional do Livro (INL), para legislar sobre a política do livro didático, a ação federal nessa área vem se aperfeiçoando, com a finalidade de prover as escolas das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal com obras didáticas, paradidáticas e dicionários de qualidade. Atualmente, essa política está consubstanciada em diferentes programas:
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Programa Nacional Biblioteca da Escola para o Ensino Médio (PNBEM)
Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA)
Problemáticas e Analise de dados:
Através deste serão retratados pontos de situações ligadas ao programa do livro no município de Francisco Beltrão – Paraná.
Dos aspectos positivos do programa:
A autonomia nas escolhas do material didático de acordo com seu planejamento, o acesso às obras e ao guia para melhor escolha do material, o processo de reserva técnica e remanejamento para que nenhum aluno da rede pública ficar sem material, subsidia um dos mais importantes suportes para o ensino que é o livro didático.
Dos aspectos negativos do programa:
A falta de dados locais de onde a escola está inserida no material didático para trabalhar com os alunos, em relação ao numero de livros enviados que são correspondentes a matriculas realizadas no anterior e não sobre o censo escolar.
E da escolha dos livros, distribuição, data de entrega, acesso ao Siscort e participação dos envolvidos (órgãos):
Segundo dados levantados na questão da escolha dos livros a satisfação é geral, pois todos apresentam um papel importante nesta etapa, já na distribuição