leis
Os indicadores que compõem o Quadro 1, bem como os procedimentos para sua verificação são apresentados a seguir:
Aplicação de esquemas sensório-motores: oferecer à criança um objeto de seu interesse (um bichinho de borracha e/ou um chocalho), deixando-a explorá-lo por dois minutos. Deve ser observado: quais esquemas motores isolados (por exemplo: pegar, chacoalhar, bater, olhar, chupar) e/ou coordenados (por exemplo: pegar-olhar e levar à boca, olhar-agarrar e chacoalhar, passar o objeto de uma mão para outra) a criança aplica ao objeto.
Deslocamento dos objetos no espaço: apresentar à criança um objeto de seu interesse (um bichinho de borracha e/ou um chocalho), em linha média e na altura dos olhos. Chamar a atenção da criança para o objeto. Em seguida, deslocar o objeto do centro para a direita e da direita para a esquerda, retornando ao centro devagar, uma única vez. Deve ser observado: se a criança é capaz de acompanhar visualmente o deslocamento lateral do objeto de forma incompleta (quando a criança em algum momento deixa de acompanhar a trajetória de deslocamento do objeto, desviando o olhar) ou de forma completa.
3. Permanência do objeto:
3.1. Apresentar à criança um objeto de seu interesse (boneca, carrinho, bola ou chocalho), o qual deve ser totalmente escondido sob um lenço A. Deve ser observado: procura e preensão do objeto totalmente escondido. Caso a criança não demonstre intenção de puxar o lenço para pegar o objeto, o examinador deve deixar uma pequena parte do objeto descoberto. Se a criança obtiver sucesso com o objeto parcialmente escondido, tentar novamente com o objeto totalmente escondido. Se a criança obtiver sucesso com o objeto totalmente escondido, aplicar o item 3.2. Caso contrário a prova é finalizada.
3.2. Reapresentar à criança o objeto de seu interesse e introduzir um segundo lenço B (de cor diferente). Esconder o objeto de interesse da criança sob o lenço A e, depois que ela o reencontrar,