Leis do funcionamento do capital
Introdução:
Esse trabalho visa analisar e entender o funcionamento do sistema capitalista e sua inserção de América Latina na economia mundial através da Teoria Marxista de Dependência. O autor desta obra entende que muitos outros autores tentam desclassificar Marx e sua obra por não tratar analiticamente a economia capitalista mundial, por considerarem Marx eurocentrista, mas essa não é a mesma opinião do autor, e é o que ele pretende mostrar nesse trabalho.
Leis de funcionamento do capital e níveis de abstração: Breves considerações.
O autor inicia esse tópico afirmando que mesmo alguns dos supostos seguidores de Marx, como os seus opositores tem uma critica em comum referente à ausência de tratamento da economia capitalista a nível mundial. Isso trouxe um grande debate entre as décadas de 1960 á 1970 buscando adaptar a obra de Marx ao nível do capitalismo mundial.
Embora existisse e ainda exista muita discussão a esse respeito, o autor entende que Marx pensou em integrar o estudo da economia mundial desde o inicio da elaboração de sua obra O Capital e isso é confirmado no esboço gráfico da evolução da obra de Marx (Ver pagina 6 do texto).
Alguns críticos afirmam que ele deixou de considerar essa importantíssima questão por achar irrelevante e outros acham que Marx deu apenas relativa importância a economia mundial no período de transição do capitalismo comercial com o capitalismo industrial para poder explicar o desenvolvimento capitalista no passado.
E. Mendel, um dos apoiadores da Obra de Marx trata dessa temática afirmando ser convergente a acumulação primitiva com a acumulação de capital e isso ainda é aplicável nos tempos atuais, sendo o primeiro nos países em desenvolvimento e o segundo predominante nos países já industrializados.
Na concepção de Mendel os processos de acumulação primitiva são diversos e se