Leis de Kirchoff
a) Lei de Kirchhoff para corrente (LKC, ou lei dos nós); e
b) Lei de Kirchhoff para tensão (LKT, ou lei das malhas) DEFINIÇÕES E TERMINOLOGIAS DE CIRCUITOS
a) Circuito aberto (R = e i = 0)
b) Curto-circuito (R = 0)
c) Condutância (S) ELEMENTOS DE UM CIRCUITO PARA AS LEIS DE KIRCHHOFF
Nó: Junção na qual dois ou mais elementos do circuito tem uma conexão comum. Também conhecido como um ponto onde há uma divisão de correntes. Ou ainda como ponto de conexão entre dois ou mais ramos.
Ramo: Caminho que liga dois nós. Também representa um elemento único como (ex) fonte de tensão ou resistor. Pode-se dizer que representa qualquer elemento de dois terminais. centerbottomMalha (ou laço): É uma passagem através de uma série de nós finalizando no nó de partida. Ainda entendemos como qualquer caminho fechado em um circuito.
799465-464185
No circuito da figura anterior pode-se enumerar as seguintes malhas:
Malha 1: Caminho ABGEFA
Malha 2: Caminho BCDEGB
Malha 3: Caminho ABCDEFA (malha externa)
LEIS DE KIRCHHOFF
1ª Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós (Lei de Kirchhoff para Corrente – LKC): “A soma das correntes que chegam a um nó deve ser igual à soma das correntes que dele saem”
2ª Lei de Kirchhoff ou Lei das Malhas (Lei de Kirchhoff para Tensão – LKT): “A soma das tensões orientadas no sentido horário em uma malha deve ser igual à soma das tensões orientadas no sentido anti-horário na mesma malha”
A LKT pode ser aplicada percorrendo a malha no sentido horário ou no sentido anti-horário. Independentemente do sentido adotado, a soma algébrica das tensões em torno da malha é zero.
O sinal em cada tensão é a polaridade do terminal.Partindo de qualquer ramo e percorrendo o laço no sentido horário ou anti-horário, conforme mostrado,as tensões seriam –v1, +v2, +v3, -v4 e +v5, nessa ordem.
Neste mesmo exemplo ao se atingir o ramo 3, o terminal positivo é encontrado primeiro; portanto, temos +v3. Para o ramo 4, atingimos