Leis de kirchoff
As Leis de Kirchhoff são assim chamadas em homenagem ao físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887). Essas leis são baseadas no Princípio da conservação de energia, no Princípio de quantidade de carga elétrica e no fato de que o potencial volta sempre ao seu valor original depois de uma volta completa por uma trajetória fechada. 1ª Lei de Kirchhoff das correntes (Kirchhoff Current Law - KCL): A soma algébrica das correntes que entram num nó é nula em qualquer instante de tempo t e não se acumula carga no nó. 2ª Lei de Kirchhoff das tensões (Kirchhoff Voltage Law - KVL):
A soma algébrica das quedas de tensão ao longo de qualquer caminho fechado é nula em qualquer instante de tempo.
OBJETIVOS
São utilizados nesse experimentos 3 amperímentros que servem para medir a corrente que por eles passa, eles devem ser conectados em série com os resistores e possuem uma resistência interna muito baixa. O objetivo dessa experiência é calcular , através das Leis de Kirchoff , as correntes do circuito, através da resistência interna dos amperimetros que é obtida experimentalmentee compará – la com as correntes medidas experimentalmente. Também deve- se calcular as correntes desconsiderando a resistência interna do amperímetro.
QUESTIONÁRIO
Malha C:
[pic]
Sentido das correntes adotado convencionalmente: i1: ↑ / i2: ↓ / i3: ↓
5) Calcule as correntes i1, i2 e i3 utilizando as Leis de Kirchhoff para o circuito, considerando as resistências internas dos amperímetros ( fornecidas ). Compare com os valores medidos.
Adotamos o sentido das correntes tais como foram representados na figura. Usando a lei dos nós em C, temos:
i1= i2 + i3
Admitindo-se o sentido positivo de e1 e aplicando as leis de Kirchhoff no lado esquerdo, obtemos:
e1 + (R1 + r1)i1 + (R2 + r2)i2 = 0
7,90 + (6,8 + 0,1)i1 + (4,7 + 0,1) i2 = 0 7,90