LEI DE HOOKE EXPERIMENTAL
Professor: Edson carvalho souza
Turma: EP2ma
Alunos:
Allan sacramenta
Lucas Paulo
Jonas junior
Data: 20/08/13 1 - Objetivos
Principais
1- Compreender como dois corpos, com mesmo material e forma, podem ter diferentes deformações, aplicando-se aos mesmos a mesma força F.
2- Descobrir o valor da constante elástica “K” dos corpos ditos iguais e com tamanhos aparentemente desprezíveis, aplicando-se aos mesmos diferentes pesos.
3- Construir o gráfico da Força Elástica em função da Deformação da Mola.
Secundários
4- Desenvolver capacidade de observação
5- Verificar experimentalmente teorias e conceitos, para compreender o que se passa realmente fora do campo teoria e matemático.
6- Colocar em pratica, experimentalmente, através de dados obtidos pela atividade experimental proposta, a lei de Hooke.
7- Desenvolver a capacidade de analise.
2 - Embasamento teórico
Para a realização deste experimento faz-se necessário de uma breve introdução a Lei de Hooke: é uma lei da física que está relacionada à elasticidade de corpos e serve para calcular a deformação de sistemas quando eles são comprimidos ou distendidos, causados por uma força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a constante que é característica da mola ou do corpo que sofrerá deformação. Portanto, a lei de Hooke descreve uma força restauradora, em que, cessada a força deformadora na mola, ela retorna à sua posição inicial. Hooke estabeleceu uma lei que relaciona a força elástica “F” com a deformação “∆x” produzida na mola que é a seguinte:
"A intensidade da força elástica é proporcional à deformação" .
→ F = k∆x ou vetorialmente F = -k∆x
* F está em Newtons
* K está em Newton/metro
* Δx está em metros
A força elástica depende do valor de deformação da mola (∆x) e da constante de deformação, característico de cada mola.
3 - Arranjo