Lei de Boyle
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: Físico-Química I
PROFºMe. Benedicto Augusto Vieira Lima
Paulo Victor Araújo Souza
2013005975
Thaís Serra Martins
2013015283
Vanessa de Oliveira Holanda
2013006005
DETERMINAÇÃO DO PESO MOLECULAR E
COMPROVAÇÃO DA LEI DE BOYLE
São Luís – MA
2013
TÍTULO: Determinação do peso molecular e comprovação da lei de Boyle.
OBJETIVO: Determinar o peso molecular do butano e comprovar, experimentalmente, a lei de Boyle.
RESUMO: Neste experimento, trabalhou-se a técnica de determinação do peso molecular do hidrocarboneto butano, valendo-se da lei geral dos gases a fim de cálculo deste peso via experimental para se comparar com o teórico. Fez-se, ainda, testes para se comprovar se a pressão é inversamente proporcional ao volume e se a temperatura é diretamente proporcional ao volume.
INTRODUÇÃO: O butano é um derivado do gás. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo. O butano (gás de cozinha), é inodoro (ou seja sem cheiro) , por isso, por convenção e para que possamos perceber a diferença entre outro gás , foi adicionado uma substância de cheiro específico: é aí que as pessoas atribuem o famoso "cheiro de gás".
Este gás produz asfixia por expulsar o oxigênio do ambiente.
Uma característica interessante do butano é o fato de, ao contrário da maioria dos gases, sua densidade corresponde aproximadamente o dobro da densidade do ar atmosférico. Por esse motivo, o butano tende a expulsar o ar depositado no fundo de ranhuras onde não se pode chegar. As variáveis temperatura, pressão e densidade, conhecidas como variáveis de estado, são relacionadas nos gases pela chamada lei dos gases ideais. Por definição, um gás ideal segue a teoria cinética dos gases exatamente, isto é, um gás ideal é