Lei de Boyle
Telefone: (38) 3841-7000 – Fax: (38) 3841-7009
LEI DE BOYLE
20 de janeiro de 2015
Disciplina: Física Experimental II, Licenciatura em Física
INTRODUÇÃO:
Robert, Boyle nasceu no castelo de Lismore, na Irlanda, a 25 de janeiro de 1627. Era o sétimo dos catorze filhos do duque de Cork, homem abastado, senhor de terras e membro influente da corte. Sua educação foi primorosa. Ainda criança aprendeu o latim e o francês e, com apenas oito anos, foi mandado para Eton, escola tradicional, frequentada pelos filhos das mais afortunadas famílias inglesas. Ali permaneceu até 1638, quando, em companhia de um tutor francês, partiu em viagem pela Europa. O roteiro incluía uma estada em Florença (de 1641 a 1642), onde o jovem inglês assistiu aos últimos anos da vida de Galileu Galilei, tendo ocasião de estudar de perto "os paradoxos do grande espectador de estrelas". Pôde desta forma, assimilar sua posição crítica perante a filosofia aristotética e adquiriu com ele a certeza de que a experiência é a fonte clara e pura dos conhecimentos científicos.
Lei de Boyle-Mariotte diz que: Sob temperatura constante (condições isotermas), o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo, portanto, inversamente proporcionais. “Qualquer aumento de pressão produz uma diminuição de volume e qualquer aumento de volume produz uma diminuição de pressão.”
MATERIAL NECESSÁRIO:
Aparelho para a lei de Boyle – Mariotte;
Diâmetro do pistão: 34,0 mm.
PROCEDIMENTOS:
No laboratório de Física, dia 21/01/2015 realizou-se uma aula prática de Física experimental II, um experimento sobre o tema: Lei de Boyle. Esse experimento demostra que em uma transformação isotérmica, onde a temperatura T permanece constante, a pressão e o volume são grandezas inversamente proporcionais. Essa experiência demonstra que o estado de um gás depende de três grandezas: O volume V, a pressão P, e a temperatura