analise de mecado
Matéria-prima
A matéria-prima verde tem origem principalmente na Noruega, Islândia e Canadá, a seca tem origem sobretudo na Noruega e o bacalhau congelado é oriundo principalmente da Rússia.
Os preços da matéria-prima oscilam consoante o estado (seco, verde, congelado), a qualidade e a composição por tamanhos, mas em termos médios os preços são os seguintes:
Verde 5,400 / 6,095 euros/t.
Seco 7,000 / 7,300 euros/t.
As unidades transformadoras têm tido uma evolução no sentido em que os seus proprietários passaram a ser cada vez mais os indivíduos com capacidade de venda e não os antigos armadores, no caso da Manuel Marques Lda. vende-se à porta da fábrica e existem dois armazéns/postos de venda na Gafanha da Nazaré e em Tomar, sendo os armazenistas os nossos principais clientes.
Actualmente existem cerca de 40 unidades de dimensões diversas sendo apenas 6 de grandes dimensões.
O sector dos armazenistas também tem sofrido alterações como aquela acima referida e com o aparecimento das chamadas grandes superfícies.
A venda ao público é ainda feita maioritariamente pela venda de pequenos retalhistas, feirantes, venda directa, etc.
Tendo os supermercados uma quota inferior a 50%, mas com tendência a aumentar.
Os preços de venda são variáveis ao longo do ano, mas também variam consoante o tamanho e a qualidade, porém o preço médio de 2008 não andará muito longe da fasquia mínima de 7€/kg e máxima de 11€/kg.
Situação geral do sector e circuito de comercialização
O bacalhau seco é um produto com fortes tradições na alimentação dos portugueses. As estatísticas disponíveis publicadas no INE referem importações de peixe salgado, seco e fumado nos anos de 2003 e 2004 respectivamente de 52 869 e 62 459 ton., sendo o valor de 258 015 e 309 936 milhares de euros. Como se sabe os produtos fumados são de consumo reduzido entre nós atingindo apenas cerca de