LEI DA INDUÇÃO DE FARADAY
Aluno (a): Marília Beatriz do Nascimento Pacheco Matrícula: 2012101100271
Disciplina: Física II Turno: Matutino Professor (a): Rafaela Medeiros
Natal, 16 de Setembro de 2014
Michael Faraday (1791-1867), o criador da Lei de indução de Faraday, conhecida também como Lei da indução Magnética, caracterizando-se qualitativamente e quantitativamente e deu origem à Lei.
Expressa matematicamente: ε = ΔΦ/ Δt
A intensidade da força eletromotriz induzida ε é igual à variação do fluxo magnético no interior da espira.
Com o decorrer das suas experiências, o físico notou que em todas elas ocorria um fato comum no momento que aparecia uma força eletromotriz inferior, assim, ele verificou que quando a força eletromotriz aparecia no circuito ocorria à variação do fluxo magnético neste circuito.
O físico Oersted apresentou através de experimentos, que corrente elétrica gera um campo elétrico em seu torno, muitos físicos começaram a pensar o contrário, só então Faraday provou que o inverso era capaz de acontecer, provou que era possível um campo magnético gerar uma corrente elétrica. Faraday precisou explicar corretamente que um campo magnético gera corrente, pois, na época, acreditava-se que a corrente elétrica era um fluido. Faraday partiu do princípio que algum tipo de movimento ou variação do campo magnético poderia provocar o movimento desse fluido, foi então que a partir desta hipótese que Faraday descobriu a indução eletromagnética.
Faraday observou que a intensidade da f.e.m é cada vez maior quanto mais rápido ocorrer à variação do fluxo magnético. Assim, ele verificou que durante um intervalo de tempo Δt, o fluxo magnético varia ΔΦ, concluindo assim que a f.e.m é dada pela razão entre variação do fluxo magnético e a variação do tempo.
Transformadores - A principal