Relatório da Lei da Indução de Faraday
FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA MECÂNICA
Física B
Lei da Indução de Faraday
Relatório da pratica realiza no laboratório de física sob a orientação do professor IBRAHIM EL CHAMAA NETO. Realizado pelos alunos: Alexandre Guadagnm, Eduardo Onofre, Eduardo Leal, Maximiliano Silva e Victor Gonçalves em 17 de Agosto de 2013.
Curitiba
2013
Resumo
O objetivo do nosso experimento em laboratório foi demonstrar como a descoberta de Faraday foi importante para a evolução da tecnologia e qualidade de vida que temos nos dias de hoje, também conseguimos observar e fixar os conceitos abordados anteriormente em sala de aula e ver na pratica como isso se aplica.
O experimento consiste basicamente em visualizar como a variação de um campo magnético induz um campo elétrico, para isso usamos algumas bobinas com diferentes números de expiras, um transformador e um multímetro para medir a corrente induzida. A lei da indução eletromagnética de Faraday é a base para a construção de qualquer projeto elétrico.
Introdução Teórica
Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted (1777-1851) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno por eles estudado, onde campos magnéticos produziam correntes elétricas em circuitos.
Faraday descobriu que um campo magnético estacionário próximo a uma bobina, também estacionária e ligada a uma galvanômetro, não acusa a passagem de corrente elétrica. Observou, porém, que uma corrente elétrica temporária era registrada no galvanômetro quando o campo magnético sofria uma variação.
Este efeito de produção de uma corrente em um circuito, causado pela presença de um campo magnético, é chamado de indução eletromagnética e a corrente elétrica que aparece é denominada de corrente induzida.
O fenômeno de indução eletromagnética está ilustrado na simulação abaixo.
Existem vários modos de se obterem