Relatório Lei da indução de Faraday
Através da experiência realizada no ultimo laboratório de física, utilizamos os seguintes materiais: cinco bobinas de 6, 300, 600, 900 e 1.200 espiras, um voltímetro, dois núcleos ferromagnéticos e uma fonte com chave interrupta de 6 fios condutores (vermelhos e azuis). Tínhamos como objetivo principal observar os fenômenos ocorridos com as diferentes combinações propostas pelo professor.
1 - Introdução Teórica
A Introdução deve conter um breve histórico sobre o assunto em questão, os objetivos da experiência, discussão do tema da experiência, apresentação das fórmulas teóricas e leis físicas utilizadas, deduções teóricas mais relevantes e outros comentários que parecerem importantes, mas não se enquadrem em outras partes do relatório. Neste item, devem ser deduzidas as fórmulas de propagação de erros que serão utilizadas nos cálculos de incerteza.
2 - Descrição Experimental
2.1 - Material Utilizado:
Bobinas de 6, 300,600, 900 e 1200 espiras; Voltímetro; Núcleos de ferro; Fonte de energia elétrica (rede).
2.2 - Arranjo experimental
Bobina (Figura 1)
Voltímetro digital (Figura 2)
Transformador (Figura 3)
Fonte de energia elétrica (rede) (Figura 4)
2.3 - Procedimento experimental
Primeiramente, seguindo o roteiro, realizamos as 4 configurações pedidas, na qual explicava-se qual deveria ser a tensão de entrada (Primário) e qual deveria ser a tensão de saída (Secundário). A tensão de entrada estava conectada a fonte de energia de 127V e a tensão de saída estava conectada ao Voltímetro digital, para então, descobrirmos o valor da tensão de saída de cada configuração.
Após isso, repetindo a 4ª configuração de transformador, sem os núcleos de ferro (as bobinas sobre a bancada com as faces encostadas) para medirmos novamente a tensão de saída.