anel de thomson
Campus JK. São José do Rio Preto
Anel de Thompson
Discentes: Gustavo Gerbaudo Ribeiro RA: Bxxxxx-x Tales Luis Pizelli RA: B33654-4 Willian Teodoro Higino RA: B320JE-0
Docente: Michely
Turma: 3Q4RS
Bancada: 01
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2º SEMESTRE 2013
Objetivo
Estudo das Leis de Faraday e de Lenz e demonstração do anel de Thompson.
Sumário
Resumo 4
Introdução Teórica 5
A. Levitação Eletrodinâmica 5
B. Indução Eletromagnética 5
C. Anel de Thompson 6
Conclusão 10
Referencias Bibliográficas 11
Resumo
Explicação qualitativa da levitação magnética (anel de Thompson) com o objetivo de esclarecer alguns aspectos obscuros das explanações comumente encontradas na literatura, demonstrando os princípios físicos presentes no anel de Thompson.
Introdução Teórica
A. Levitação Eletrodinâmica
O método consiste na utilização de bobinas com uma baixíssima resistência elétrica, chamadas de bobinas supercondutoras para a geração de um campo magnético, o qual provoca o surgimento de uma corrente elétrica induzida em um condutor, devido à movimentação do campo nas proximidades do mesmo. Estas correntes, conforme as leis de Faraday e Lenz, geram outro campo magnético que se opõe ao campo criado pela bobina.
A interação entre ambos os campos gerará uma força de repulsão capaz de suspender o objeto. O fato de o condutor , que é percorrido por uma corrente elétrica, ser repelido pela bobina pode ser explicado em termos da força exercida de um sobre o outro.
Neste caso a interação ocorre a distância, não existindo a necessidade de um contato direto entre o condutor e a bobina. Essa interação é chamada de força magnética.