Hipóteses, modelos, leis e teorias: análise de casos modelos atômicos de thomson, rutherford e bohr
Na humanidade sempre houve uma preocupação em entender a natureza. Sendo assim, o estudo do átomo foi de extrema importância para essa compreensão. A partir de modelos gregos que propunham a existência de partículas indivisíveis – essas posteriormente denominadas de átomos – Dalton pode compreender a relação da matéria do ponto de vista químico e assim passou a ser dada enfase ao estudo do átomo.
Estudos como o de Faraday e de G. Stoney possibilitaram o entendimento do elétron e então, no ano de 1897, J.J Thomson através de experimentos demonstrou que o elétron tem carga negativa. No ano de 1909 R.
A Milikan descobriu o valor da carga do életron. Tais estudos criaram grande especulação a respeito do assunto.
O primeiro modelo atômico proposto foi o de J. J Thomson, no qual o autor propôs que o átomo se assemelhava a um doce da culinária inglesa, com a massa lisa e homogênea (carga positiva) e frutas salpicadas (carga negativa).
“Nós temos primeiramente uma esfera positiva uniformemente eletrificada, e dentro dessa essa esfera um número de corpúsculos distribuídos numa série de anéis paralelos, o número de corpúsculos varia de anel para anel: cada corpúsculo está girando em alta velocidade na circunferência do anel que está situado, e os anéis estão distribuídos de forma que os com maior número de corpúsculos estão mais próximos da superfície da esfera, enquanto aqueles com menor número de corpúsculos estão mais internos”
(Thomson, 1904a, pp. 254-255).
Thomson acreditava que o átomo era constituído de elétrons carregados negativamente que se situavam no interior de uma distribuição uniforme de uma carga positiva. Partindo desde principio, ele decidiu medir a razão carga/massa do átomo, e realizou a experiência utilizando um tubo de raios catódicos, usando as leis básicas do magnetismo e da eletricidade.
A experiência se constituía na observação da deflexão dos raios catódicos por meio de campos elétricos e magnéticos, raios estes