INTRODU O RELAT 10 1
Neste relatório vamos retratar do princípio da indução eletromagnética mas conhecido como as leis de Faraday e Neumann-Lenz. É com essa lei que se entende a produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. Esta lei é a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.
Lei de Michael Faraday
Uma fem será induzida ao longo de uma espira fechada se o fluxo magnético através da mesma sofrer variação. O modulo da fem é dado por:
Onde
é o fluxo do campo magnético através de uma superfície S dado pela
seguinte expressão :
Lei de Neumann-Lenz
Esta lei diz que sempre existira uma corrente induzida em uma espira condutora fechada se, e somente se, o fluxo magnético através da mesma estiver variando e que o sentido da corrente induzida é tal que o campo magnético induzido se opõe à variação do fluxo.
A lei de Lenz nos diz que para procurarmos situações em que o fluxo esteja variando.
Isso pode ocorrer de três maneiras:
O campo magnético através das espiras variando
Espiras com áreas e ângulos de inclinação diferente
Espiras se movendo para dentro e fora do campo magnético
Para observar a lei de indução de Faraday utilizamos duas bobinas circulares de 30 voltas de diâmetro diferentes e o osciloscópio para a visualização das fem induzida nos terminas da outra bobina não ligada a nenhuma fonte de tensão externa.
OBJETIVOS
Observar a força eletromotriz induzida pela variação do campo magnético, ou seja, comprovar experimentalmente a Lei de Indução de Faraday.
METODOLOGIA
Para este procedimento foram utilizados: gerador de funções, osciloscópio, par de bobinas (uma grande e uma pequena) e fios para fazer os contatos elétricos.
Primeiro, foi feita a calibragem do osciloscópio. Depois, usando o osciloscópio, ajustouse a tensão no gerador de funções para 0,4 V. Ajustou-se a frequência para 2 KHz. Após feitos os ajustes,