Legitimidade do espaço da educação física e do esporte
EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE
A Educação Física é obrigatória e muito importante em todos os níveis escolares. É um direito e um dever do homem. Brincar é uma maneira sua de ser.
O HOMEM É UM SER UNO
Desde que surgiu, o homem é dotado de dois princípios. Animalidade (elementos orgânicos, biológicos e físicos) e a racionalidade (intelecto, psíquico e espírito). A razão opõe-se à animalidade, pois todos os seres sensitivos a possuem e, ela monopoliza todas as outras manifestações humanas. A educação educa a razão. Antes tudo o que importava no homem era a racionalidade. O universo da sensibilidade (posturas corporais, movimentos, tensões e paixões) ficava de lado sem importância, não era visto com seriedade. A Educação Física e o esporte sempre ficaram de fora, com as migalhas. Hoje a Educação Física já tem se rebelado, fazendo com que o homem sinta-se, exista de forma completa e, não somente racional. O homem é um ser vivo, orgânico. O mínimo movimento que ele faça, move todo o seu ser, pois nenhuma parte age separadamente. O responsável por tudo isso é sistema nervoso central. O homem não se sente como ser único, mas em unidade com o mundo, ele é um ser-no-mundo, os dois são uma realidade só. O redimensionamento da Educação Física e do esporte, recupera a fisionomia unitária do homem. Este que trabalha e repousa (não um repouso passivo, mas sim físico).
O HOMEM É UM SER QUE SE MOVE
A mobilidade humana não se restringe apenas a corpo à coordenação motora, ela ultrapassa os limites motriciais e mecânicos. O movimento é vinculado a todo seu modo de ser. As articulações de mobilidade animal estão exclusivamente vinculadas à sua sobrevivência. O movimento humano é extremamente significante, pois amplia a coordenação motora através da intencionalidade. Todo movimento humano, transforma-se em linguagem. A compreensão do movimento abre caminho para a atuação da Educação Física. E, para