Educação infantil
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO SOCIAL
Por
Anderson Machado
Anteprojeto de Intenção de Pesquisa apresentado como requisito parcial à aprovação da disciplina Metodologia de Pesquisa Científica em Educação Física.
Orientadora: Profa. Ms. Luciana Botelho Monteiro Mattos
Rio de Janeiro
2010
EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO DO ESTUDO
O estudo tem por objetivo, demonstrar que a educação física influencia o comportamento, transmite valores, e faz parte do dia-a-dia das pessoas, seja como prática nos momentos de lazer, seja com possibilidade para atuação profissional. Na escola o ensino da educação física pode e deve incluir a vivência dessas modalidades como conteúdo, ampliando as possibilidades de os alunos compreenderem, participarem e transformarem a realidade.
RELEVÂNCIA DO ESTUDO
Esta proposta de pesquisa contribui para a reflexão em torno da importância da educação física escolar que comprometida com a questão social da educação se dá através de atividades especificas que possibilitam o aluno a tomada de consciência do seu corpo nas diversas dimensões: culturais, sociais, físicas e cognitivas. E ainda salientar que a educação física possui local de destaque para a formação do futuro cidadão, destacando assim um trabalho que desenvolva não só o aspecto físico, mas também a dimensão sócio-educativa.
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
A educação física não é uma disciplina cientifica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos sociais historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam a construção dos objetos da pesquisa cientifica, a qual se exercita e transforma constantemente. Para muitos a educação física é fonte de prazer e alegria, sempre bem esperada dentro do