Legislação e Políticas Públicas na Educação Brasileira: EJA e Educação Profissional
DISCIPLINA: Legislação e Políticas Públicas na Educação Brasileira: EJA e Educação Profissional
PROFESSORA:
TURMA:
ALUNAS:
ATIVIDADE PRESENCIAL EM GRUPO
1- A política não se restringe à atuação daqueles a quem o senso comum chama de políticos, mas trata das ações desenvolvidas por grupos que disputam e desejam manter o poder que exercem (seja a mãe com seu filho, o patrão e o empregado, uma Diretora Escolar e uma/um professor/professor, ou entre professoras/es e estudantes).
Diante do exposto, apresente a fundamentação teórica, especificando e descrevendo os modelos de organização política, suas concepções ideológicas e as relações de poder dos grupos citados nos textos 1,2 e 3 do Material didático.
Os modelos de organização política perpassam primeiramente pela definição de o que é política de acordo com o texto da mestra Ana Kerlly, onde temos o termo imensamente vasto que é conhecido praticamente por todos e envolve todos os campos da sociedade. Podemos dizer que política é como arte ou ciência do governo, porém não está relacionada ao conceito de poder, onde o governo dar ordem. Com isso, a política acaba sendo às ações que uma sociedade realiza, não deixando ninguém indiferente ao mundo de hoje. A política se relaciona na busca de ações para o bem estar tanto individual como coletivo, construindo assim a vida da população. Assim, precisamos notar que nossa ação política acontece em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público.
De acordo com o texto “As visões do poder” de Eduardo, encontra-se a exemplo do Imperador Romano Sétimo Severo que construiu um palácio com grandes salas para as audiências a fim de proporcionar justiça. Para ele, aquele lugar representava as suas decisões e sentenças ligadas a sua existência, mesmo que ele tenha sido edificado pela força e pela violência, porém nos levou a refletir