Legislação da água
Engenharia Ambiental
Ariane Cristina de Faria
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA AMBIENTAL
Suzano
Março 2014
FACULDADE PIAGET
Engenharia Ambiental
Ariane Cristina de Faria
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA AMBIENTAL
Trabalho pedido como requisito da disciplina Introdução a Engenharia Ambiental, aplicada a Engenharia Ambiental.
Orientador: Júlio Swartelé
Suzano
Março 2014
Sumário
1 Introdução
Este presente trabalho tem como finalidade apresentar as legislações em forma de linha do tempo da água potável e mineral, expondo suas portarias e de forma sucinta explicando seus conceitos. Primeiramente é necessário ter uma visão ampla de conceito de água potável e mineral, pois ambas são diferentes e dispõe-se de legislações também distintas.
A água mineral provém do subsolo e contêm quantidades relativas de sais minerais e outros compostos, essa água não é modificada e nem passa por tratamentos, mas nem toda água mineral é potável, deve-se apenas beber água mineral de marcas confiáveis, outra opção é sempre optar pela água que passou por tratamento com cloro e/ ou foi filtrada, que é a água apropriada para o consumo. Já a água potável pode ser de fonte natural desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso.
Contudo, para melhor atender as nossas necessidades foram criadas normas regulamentadoras para o consumo e comercialização de águas, sendo assim melhor atendendo a população, e evitando que pessoas sejam contaminadas bebendo água improprias para o consumo.
2 Legislação/ Portarias da água potável
1983/1994- 1ª Edição de Guias OMS (Organização Mundial de Saúde), que basicamente são fontes de orientações práticas técnicas de segurança para os laboratórios de todos os níveis.
1986- Decreto Federal nº 92.752/1986 Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.