Legislação Aduaneira
Em modo infra-estrutura cada computador estação (notado STA) coneta-se um ponto de acesso via uma ligação sem fios. O conjunto formado pelo ponto de acesso e as estações situadas na sua zona de cobertura chama-se conjunto de serviços básicos (ou BSS) e constituem uma célula. Cada BSS é identificado com um BSSID, um identificador de 6 bytes (48 bits). No modo infra-estrutura, o BSSID corresponde ao endereço MAC do ponto de acesso.
É possível ligar vários pontos de acesso entre eles (ou mais exactamente vários BSS) por uma ligação chamada sistema de distribuição ( DS, ou Distribution System) para constituir um conjunto de serviços vasto (ES). O sistema de distribuição (DS) pode ser igualmente uma rede telegráfica, um cabo entre dois pontos de acesso ou mesmo uma rede sem fios!
Um ESS é identificado por um ESSID (Service Set Identifier), ou seja, um identificador de 32 caracteres (no formato ASCII) que servem de nome para a rede. O ESSID, frequentemente abreviado em SSID, representa o nome da redee representa em cerca medida um primeiro nível de segurança, na medida em que o conhecimento do SSID é necessário para que uma estação se ligue à rede vasta.
Quando um utilizador nómada passa de um BSS a outro aquando da sua deslocação no ESS, o adaptador rede sem fios da sua máquina é capaz de mudar de ponto de acesso de acordo com a qualidade de recepção dos sinais que provêm dos diferentes pontos de acesso. Os pontos de acesso comunicam entre eles graças ao sistema de distribuição, para informações sobre as estações e permitir, se for caso disso, a transmissão dos dados das estações móveis. Esta característica, que permite às estações “passar de maneira transparente” de um ponto de acesso a outro, chama-se itinerância (em inglêsroaming).