Manutenção de sistemas
CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
NICOLI APARECIDA LOURENÇO
MONIQUE HELLEN SALGADO CHAGAS
ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS ELETRÔNICOS
CORNÉLIO PROCÓPIO
2014
NICOLI APARECIDA LOURENÇO
MONIQUE HELLEN SALGADO CHAGAS
PESQUISA SOBRE UNIDADE DE SURPERVISÃO DE CORRENTE ALTERNADA
Atividade Prática Supervisionada Apresentada à disciplina de Manutenção dos Sistemas Eletrônicos, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Marcelo Chiesse da Silva.
CORNÉLIO PROCÓPIO
2014
Unidade de Supervisão de Corrente Alternada (USCA)
Definição
Unidade de supervisão de corrente alternada (USCA) é um equipamento utilizado em QTA's (Quadros de Transferência Automática) de grupo-geradores. As USCA's são responsáveis por coletar as informações da rede, como tensão e corrente, e a partir de uma série de análises, ela pode partir um grupo gerador (em caso de falha na rede, baixa tensão ou falta de fase) e fazer a transferência, assim como pode partir junto com a rede, efetuar o sincronismo de frequência e tensão, ficando o grupo-gerador e a rede ligadas juntas, e a USCA faz a transferência de carga, o que chamamos de rampa. A USCA em geral faz o controle da tensão do grupo gerador (para o controle da saída de tensão) e da velocidade do motor (para controle da frequência), assim como monitora os dados do grupo e efetua a proteção e o arrefecimento quando necessário.
Introdução
As Unidades de Supervisão de Corrente Alternada (USCA’s) foram produzidas fundamentadas em modernos conceitos de engenharia e desenvolvimento e é destinada ao controle de duas fontes de energia distintas, ou seja, GMG e Concessionária de Energia Elétrica como fontes principais além de comandar o seu funcionamento segundo uma lógica pré-estabelecida.
Infraestrutura de Sistemas de Energia CA: Princípio de Funcionamento Um sistema de energia AC para aplicação na