Maria Antonieta - resumo do filme
Maria Antonieta foi enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI, como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é obrigada a suportar rígidas regras de etiqueta, disputas familiares e muitas fofocas, onde nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, criou um universo próprio dentro daquela corte, e pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não podia mais esperar para explodir. Passando por uma grande turbulência, Antonieta perdeu dois filhos em plena Revolução Francesa.
Ela foi rainha da França juntamente com o rei Luís XVI. Era ambiciosa, gostava de festas deslumbrantes, homens inteligentes, jogos de carta, e foi uma das precursoras da moda na França. Enquanto o povo morria de fome e a França passava por uma crise econômica que só aumentava, a rainha era alvo de ataques por mandar fazer os mais belos vestidos ,em média eram 170 vestidos por ano! Mas mesmo assim, muitas vezes foi aclamada e sua moda copiada pelas mulheres de toda a França.
A elite que estava por trás da revolução francesa, convenceu a todos que tinham vivido séculos de hierarquia, criando uma esperança de um mundo de felicidade e igualdade. A igualdade foi a primeira promessa dos revolucionários, fazendo dela uma natural aspiração do homem, fundamental para que a sociedade fosse legítima. Perseguida pela fúria da revolução francesa, a rainha foi guilhotinada! Esse filme - documentário revela os momentos de felicidade e agonia da rainha. E para sua morte ela não teve opção, faleceu com um simples vestido branco que restou, sem luxo ou glamour.