Sistema de gestão da manutenção
da
Manutenção
Planejamento da Manutenção
Introdução
“A visão moderna da manutenção está totalmente voltada para o desenvolvimento da preservação das funções exercidas por um bem físico”.
Em outras palavras, promovendo tarefas as quais atendem o propósito central de assegurar que nossas máquinas são capazes de realizar o que os usuários desejam que elas façam, quando eles querem que elas façam. Em realidade, isso significa que nós devemos, dentro de um conjunto de políticas de manutenção possíveis, identificar a combinação a qual melhor se ajuste aos objetivos da organização, voltados para o processo produtivo da empresa. Paradas inesperadas para manutenção constituem uma gama de preocupações para o alcance de metas de produção. Se essas paradas não forem previstas, podem ocorrer vários problemas, tais como: atrasos no cronograma de entrega de produtos e serviços, indisponibilidade física dos equipamentos e a elevação dos custos. Para evitar esses problemas, as empresas introduziram, em termos administrativos, o planejamento e programação de manutenção. Em suma, criou-se uma maior preocupação em manter do que reparar os danos que as máquinas e equipamentos sofrem ao longo de sua utilização. Essa preocupação gerou uma série de fatores que culminou na criação de um novo modelo de manutenção onde é mais viável aumentar a confiabilidade do equipamento no que tange a sua disponibilidade, do que se deparar com quebras inesperadas em pleno processo produtivo.
Manutenção Centrada na confiabilidade
A administração do serviço de manutenção tem por objetivo normatizar as atividades, ordenar os fatores de produção, contribuir para a produção e a produtividade com eficiência, sem desperdícios e retrabalho. O maior risco que a manutenção pode sofrer, especialmente nas empresas do segmento de produção, é o da perda