Leasing/ Rendas de Leasing
-> O que é ?
O leasing ou como também é conhecido em Portugal, rendas de leasing, consiste numa modalidade de financiamento através da qual a empresa (locador), de acordo com as instruções do seu cliente, cede a disponibilização temporária de um bem, móvel ou imóvel, mediante o pagamento de uma quantia periódica (renda), por um prazo determinado e relativamente ao qual o cliente (locatário) possui uma opção de compra no final do mesmo prazo, perante o pagamento de uma quantia pré-acordada, que se denomina valor residual.
-> Intervenientes (partes envolvidas) :
Os intervenientes do Leasing são: - o locador, ou seja, a empresa que esta disposta a financiar ; - o locatário, o cliente que quer negociar com a empresa em questão.
-> Vantagens:
As Vantagens do Leasing são : -> Financiamento de acesso fácil e de rápida análise e decisão; -> Rapidez na entrega do bem e liquidação ao fornecedor; -> Possibilidade de adaptação do reembolso aos fluxos de tesouraria do cliente; -> Rendas de valor significativamente inferior às prestações de outros produtos financeiros, já que: na base de cálculo das rendas não está incluído o IVA da transação; o pagamento de parte do capital (o valor residual) é postecipado para o fim do contrato. -> Sinistros (parciais ou totais) cobertos por seguro; -> Condições contratuais claras e financeiramente transparentes; -> Operação de médio/longo prazo sem constituição de garantias reais; -> Isenção do Imposto de Selo.
-> Valor Residual:
É o montante através do qual o locatário compra o bem ao locador no final do contrato, correspondendo aquele montante uma percentagem sobre o valor contratado. Nos termos da lei, o valor residual pode ser qualquer valor acordado no contrato de locação.
Empréstimo Obrigacionista
-> O que é Obrigação ?
As