Lean
Este trabalho consiste na recuperação e melhoramento da Empresa W, uma empresa industrial ligada a produção de eletrodomésticos. A empresa surgiu na década de 1970 e durante 20 anos teve sucesso e exportava internacionalmente. Era uma empresa familiar e como tal grande parte dos setores, como planeamento, comercial e produção eram supervisionados por apenas dois elementos, o fundador e o administrador da empresa. A empresa teve sucesso nas fases iniciais pois introduziu no mercado produtos com funcionalidades inovadoras, mas a não evolução da gestão levou a uma decadência desse sucesso. Aliado a não evolução que levou a decadência estava também o uso de ferramentas tradicionais que não eram adequadas a dinâmica de mercado e não permitiam a rápida produção de produtos. No início da época a empresa entrou em insolvência até que chegaram novos investidores que estudaram a empresa.
Aquando a aquisição da empresa por parte de novos investidores descobriu-se que a empresa W necessitava de melhorias a nível produtivo, essas melhorias deviam-se a problemas, esses problemas são:
Overproduction – Produtos inacabados em quantidades elevadas que depois não iriam ser acabados a tempo
Excesso de stock – Existência de stocks acumulados entre postos de trabalho
Tempos de espera – As peças acumulavam numa seção o que levava a um tempo de espera elevado
Movimentações – O excesso de peças levava a que as mesmas tivessem que ser transportadas para locais de armazenamento até serem necessárias para produção
Para melhorar nesses aspetos podem ser utilizadas técnicas Lean como:
7 Muda
Lead time
Padronização
5s
Melhoria Continua / Kaizen
SIG
Just in time
Formação