Lean manufecturing
SANTOS, Fernanda
Resumo
Este trabalho apresenta informações relacionadas à aplicação da manufatura enxuta conhecida também como sistema Toyota de produção, focando as sete perdas na área do comércio a fim de reduzir custos, elevar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, garantindo a melhoria contínua da competitividade da empresa. O intuito desde artigo é explanar idéias de como aplicar as sete perdas em uma unidade operacional visando diminuir os desperdícios e aumentar a competitividade da empresa.
Palavras - chave:
Lean Manufacturing, Manufatura enxuta, comércio, sete perdas, JIT.
Introdução
Nosso objetivo de pesquisa é enfatizar a aplicação da manufatura enxuta cujo objetivo é aperfeiçoar os processos e diminuir o desperdício focado nas sete perdas.
O objetivo Just -in- time é a redução dos custos de estoque, aperfeiçoar os processos e procedimentos através da redução continua de desperdícios mantendo-os sempre no menor nível possível onde todas as entregas são realizadas no tempo exato em que se fazem necessárias. Desta maneira possui muitas vantagens operacionais: * Reduzem a necessidade de espaço; * Diminuem o investimento em estoque de peças compradas, matérias-primas em processo e produtos acabados; * Reduzem os prazos de entrega; * Aumentam a produtividade da mão - de - obra direta, indireta e do pessoal administrativo; * Aumentam a utilização do equipamento; * Incentivam a participação da equipe de trabalho; * Aumentam a qualidade do produto ou serviço.
As metas colocadas pelo modelo japonês de produção são especificamente: * Zero defeito; * Tempo zero de preparação; * Estoques zero; * Quebra zero; * Lead time zero; * Lote unitário.
Referencial Teórico
A principal característica da filosofia JIT é trabalhar com a produção puxada, ao longo do processo. O material só é solicitado