Kanban
Sua aplicação como ferramenta gerencial do TPS para uma indústria automobilística.
Uelington Silva dos Santos
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do Kanban como ferramenta operacional, sendo um dos sustentáculos do Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Lean Manufecturing. Essa filosofia gerencial foi desenvolvida pelos engenheiros da Toyota tendo a frente o Sr. Taichi Ohhno que o alicerçou sob dois pilares: JIT e Jidoka (mais conhecido como Autonomação). Em sua essência o TPS visa à eliminação completa do desperdício. E evitar o desperdício era o que as empresas japonesas mais almejavam logo após o fim da 2º Guerra Mundial, por conta da escassez de matéria-prima que assolou o país naquela época.
Hoje o discurso gerencial não mudou. A eliminação de tudo que não adiciona valor ao produto deve ser combatida, e por três motivos: o mercado mutante, a competitividade elevada e as novidades tecnológicas, que obrigam as organizações a repensar de que forma podem reduzir seus custos com a produção, sendo o Kanban uma excelente ferramenta para alcançar esse resultado.
Por meio deste principio focamos o estudo da metodologia kanban aplicada em uma empresa automotiva, mais especificamente em sua área de montagem, descrevendo sua funcionalidade e suas especificações.
Palavras-Chave: Kanban – TPS – Desperdício – Competitividade- Empresa Automotiva.
1. INTRODUÇÃO
A disciplina fez dos Japoneses um modelo para o mundo de como as empresas devem agir em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, e o Sistema Toyota de Produção é prova disso. Ele foi desenvolvido após a 2º Guerra Mundial e se tornou uma filosofia