LCOOL
DEFINIÇÃO
Os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado (que realiza somente ligações simples) de uma cadeia carbônica. O grupo funcional dos álcoois costuma ser representado por R -- OH, em que “R” representa um grupo alquila.
OBS: a alquila é um radical orgânico (espécie ou conjunto de átomos ligados entre si e que apresenta um ou mais elétrons livres (valências livres), ou seja, nele se tem um carbono com um elétron desemparelhado, sozinho num orbital), pertencendo a esse grupo ela de forma específica se dá pelo fato do elétron livre pertencer ao carbono que apresenta somente ligações simples: H3C─CH2─.
Exemplos:
álcool cíclico álcool aromático
CLASSIFICAÇÃO
Os álcoois podem ser classificados de duas maneiras:
- de acordo com a posição da hidroxila;
- de acordo com o número de hidroxila.
Posição da Hidroxila
- Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH. (Na figura, "R" representa um radical hidrocarboneto qualquer).
- Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.
(Na figura, "R" representa um radical hidrocarboneto qualquer).
- Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.
(Na figura, "R" representa um radical hidrocarboneto qualquer).
Os álcoois primários e saturados de cadeia normal com até onze carbonos são líquidos incolores, os demais são sólidos. Os álcoois de até três carbonos possuem cheiro agradável e à medida que a cadeia carbônica aumenta, esses líquidos vão se tornando viscosos, de modo que acima de onze carbonos, eles se tornam sólidos inodoros, semelhantes à parafina.
Número de Hidroxila
Monoálcool – álcool que contém uma hidroxila.
A hidroxila em monoálcoois pode estar